
A primeira semana de novembro, no Piauí, deve ser uma das mais quentes do ano, com temperaturas acima dos 40°Cem algumas regiões do estado. A previsão é baseada em modelos meteorológicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e foi destacada por Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí.
Segundo ele, a população já tem sentido uma mudança nas condições térmicas nos últimos dias. Mesmo sem aumento significativo nas temperaturas registradas pelos termômetros, a sensação de abafamento ficou mais intensa.
"O piauiense tem sentido, nos últimos dias, uma condição térmica diferenciada. Apesar de os termômetros estarem registrando as mesmas temperaturas da semana passada, nós temos uma sensação térmica majorada, que torna o tempo muito abafado", explicou.
Em Teresina, as temperaturas podem chegar a 42°C. O diretor ressaltou que esse valor corresponde à temperatura medida pelos termômetros, e não à sensação térmica, que pode ser ainda maior.
A previsão do modelo meteorológico Monan, do Inpe, aponta que esta pode ser a semana mais quente de 2026. Entre os fatores que contribuem para o calor estão o fenômeno El Niño, que está em sua fase de maior intensidade, e o aquecimento das águas do oceano Atlântico.
A previsão é que as condições de calor intenso continuem durante toda a semana. No entanto, os modelos meteorológicos indicam a possibilidade de entrada de um canal de umidade depois do dia 9 de novembro.
A mudança pode provocar uma redução das temperaturas e trazer alívio principalmente para moradores das regiões dos Cerrados e do Sertão piauiense.
Até lá, a tendência é de manutenção do tempo quente e abafado em boa parte do estado.