
O ano de 2026 terá início com alívio no bolso dos consumidores brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de janeiro será verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica.
Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão das condições favoráveis de geração de energia no país. Apesar de o período chuvoso registrar volumes abaixo da média histórica em algumas regiões, os meses de novembro e dezembro apresentaram estabilidade nas chuvas e nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com isso, não será necessário acionar as usinas termelétricas em larga escala em janeiro, evitando custos extras para o consumidor.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de sinalizar aos consumidores o custo real da geração de energia elétrica, levando em conta fatores como a disponibilidade hídrica, o uso de fontes renováveis e a necessidade de acionamento de fontes mais caras. De acordo com dados da Aneel, o mecanismo já proporcionou uma economia de aproximadamente R$ 12,9 bilhões em juros evitados desde a sua implantação.
Mesmo com o cenário positivo, a Aneel reforça a importância do uso consciente da energia elétrica. A adoção de hábitos de consumo responsáveis contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico, ajudando a manter a estabilidade do sistema e a evitar aumentos futuros nas tarifas.
Mín. 23° Máx. 36°