O médico Vinícius Dias (PT), filho do ministro Wellington Dias, deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas eleições de 2026. A pré-candidatura é tratada como praticamente certa nos bastidores do Partido dos Trabalhadores, que pretende ampliar sua bancada estadual e conquistar metade das 30 cadeiras da Casa.
Vinícius chegou a ser cotado para compor a chapa majoritária como vice do governador Rafael Fonteles, mas a conjuntura atual indica que a legenda vê na disputa proporcional o caminho mais estratégico para o médico. A escolha também leva em conta o apoio já consolidado de Wellington Dias à pré-candidatura de Zé Santana (PT) à Câmara Federal, o que inviabilizaria, neste momento, uma eventual candidatura do filho ao mesmo cargo.
Com filiação antiga ao PT e forte identificação com o núcleo político da família, Vinícius é visto como herdeiro natural da base eleitoral de Rejane Dias, ex-deputada federal e atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado. A aposta da cúpula petista é de que o médico tenha desempenho expressivo nas urnas, ajudando o partido a atingir sua meta de pelo menos 15 cadeiras na Alepi.