O Governo Federal informou que entregou 12 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ao estado do Piauí. A iniciativa está inserida no Novo PAC e representa um investimento de R$ 48,5 milhões com o objetivo de renovar a frota e ampliar a capacidade de resposta no atendimento de urgência. Até o momento, 101 ambulâncias já foram entregues ao estado.
No estado, oito municípios foram beneficiados: Campo Maior, Guadalupe, Palmeirais, Pedro II, Piripiri, Ribeiro Gonçalves, São João do Piauí e Cocal.
"Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o SAMU. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”, pontuou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Em todo o país, já foram entregues 2.223 novas ambulâncias — volume seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022, quando apenas 366 unidades foram disponibilizadas à população. Com essa expansão, mais de 6,1 milhões de pessoas passaram a contar com o serviço de urgência do SAMU 192.
Renovação da frota
Do total de ambulâncias entregues, 1.917 foram destinadas à renovação da frota dos estados e municípios — o que representa cerca de 49,6% dos veículos habilitados e em operação. São ambulâncias que estavam há mais de 15 anos em uso e necessitavam de substituição. Com a renovação, o serviço ganha mais segurança, eficiência e qualidade no atendimento.