Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (4.jun.2025) indica que 31% consideram que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal responsável pelo desvio de dinheiro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Só 8% afirmaram que as entidades responsáveis pelos descontos são as culpadas.
A pesquisa foi realizada pela Quaest de 29 de maio a 1º de junho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.
A maioria (82%) dos entrevistados disse ter tomado conhecimento das fraudes no INSS. Outros 18% declararam que não tomaram conhecimento.
Ao serem questionados sobre quem é o “principal responsável pelo desvio de dinheiro no INSS”, os entrevistados responderam:
Para 52% dos entrevistados, a prioridade de Lula deveria ser devolver o dinheiro desviado só com os recursos que forem bloqueados das entidades investigadas.
Outros 41% declararam que o montante desviado deveria ser devolvido aos aposentados mesmo que o governo precise usar recursos públicos.
A abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pelo Legislativo é vista como importante para 50% dos entrevistados. Já 43% afirmaram que a investigação da PF (Polícia Federal) é suficiente e a oposição “só quer desgastar o governo”.
AVALIAÇÃO DE LULA
A desaprovação de Lula chegou a 57%. A aprovação está em 40%. É o pior resultado da série histórica.
Eis as respostas à pergunta “Você aprova ou desaprova o trabalho que o presidente Lula está fazendo”: