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Entidades usaram robôs para conseguir dinheiro dos aposentados do INSS

Ferramentas como URA Digital e robocall ajudaram a amarrar descontos nos benefícios recebidos

Portal SRN
Por: Portal SRN
04/06/2025 às 07h20
Entidades usaram robôs para conseguir dinheiro dos aposentados do INSS
Imagem: Reprodução

Além dos call centers responsáveis por ligações em massa — como a CNN já mostrou —, entidades associativas recorreram a uma ferramenta mais sofisticada para obter os chamados “descontos associativos” aplicados a aposentados do INSS: os robôs.

A estratégia combinou dois recursos distintos: a Unidade de Resposta Audível Digital, conhecida como URA, e os robocalls.

A URA Digital é uma tecnologia capaz de entender comandos de voz e responder a eles conforme instruções previamente programadas — muitas vezes com o apoio de sistemas de Inteligência Artificial.

Ela é amplamente utilizada no telemarketing receptivo, quando o consumidor fala opções que o direcionam em menus de atendimento de empresas como operadoras de telefonia, concessionárias de energia ou lojas virtuais.

Mas, neste caso, a URA foi acionada em conjunto com os robocalls — sistemas que realizam chamadas automáticas a partir de grandes bancos de dados. Quando a ligação é atendida por uma pessoa, ela é automaticamente transferida para a URA, que conduz a interação.

Na prática, são robôs atuando no telemarketing ativo.

Essa combinação tecnológica ajuda a entender como entidades associativas ampliaram significativamente os ganhos com aposentados nos últimos anos.

Segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU), os descontos aplicados a benefícios de aposentados e pensionistas do INSS cresceram 119% entre 2023 e 2024, saltando de R\$ 1,3 bilhão para R\$ 2,8 bilhões. Em 2022, o montante era de R\$ 706 milhões.

Em uma das mensagens de WhatsApp recebidas por um aposentado ouvido pela CNN, a atendente admite o uso da tecnologia para oferecer um suposto serviço de benefícios.

"Senhor, pelo que eu verifiquei no sistema, o pacote oferecido de benefícios ao senhor foi realizado através de uma URA digital. A URA digital seria uma discadora que disca vários números aleatórios oferecendo os nossos benefícios", diz.

A atendente se equivoca em um ponto: a URA sozinha não disca para ninguém. Ela recebe a ligação já em andamento dos robocalls.

Anatel diz que fiscaliza ligações

A CNN entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações para entender a atuação neste tipo de caso.

A agência diz estar "continuamente empenhada em proteger os consumidores contra golpes e fraudes que se utilizam dos serviços de telecomunicações, incluindo aqueles que visam a obtenção de dados e a facilitação de empréstimos consignados de forma irregular, especialmente junto a grupos vulneráveis como os aposentados".

Eles falam ainda na implantação de "uma série de medidas robustas para endurecer a fiscalização e aprimorar a segurança".

O que diz o INSS

O INSS sustenta que “não autoriza qualquer tipo de abordagem irregular, como 'ligações relâmpago', confusas ou que induzam o segurado ao erro para a efetivação de descontos em seus benefícios”.

Eles ressaltam ainda que “as normativas do INSS são claras quanto à necessidade de autorização expressa do titular do benefício para a efetivação de qualquer desconto de mensalidade associativa”.

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