
O Tribunal Superior Eleitoral lançou a “Campanha Representatividade” para estimular a participação política de grupos historicamente sub-representados no país. A ação começou na terça-feira (5.). As peças publicitárias serão veiculadas em emissoras de rádio e televisão até 30.jul.2026.
Apesar da campanha, o próprio TSE informou, em notícia publicada em 4 de abril, que o prazo de filiação partidária para quem pretende disputar as eleições gerais de 2026 terminou naquela data. Segundo o tribunal, candidatas e candidatos deveriam estar “com a filiação partidária devidamente aprovada pelo partido” até 4 de abril, 6 meses antes do 1º turno do pleito.
A iniciativa busca combater a sub-representação de mulheres, negros e indígenas no cenário político brasileiro. O material divulgado apresenta a pluralidade como elemento central para o fortalecimento da democracia e a proteção de direitos específicos.