Na tarde desta segunda-feira, o deputado federal Florentino Neto (PT/PI) apresentou à Câmara dos Deputados um importante Projeto de Lei que propõe a inscrição da arqueóloga Niéde Guidon no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, honraria máxima dedicada a brasileiros e brasileiras que marcaram a história do país com feitos grandiosos e duradouros.
A proposta busca reconhecer o legado incomparável de Niéde Guidon, falecida no último dia 4 de junho, que dedicou sua vida à pesquisa científica e à preservação da memória arqueológica brasileira, especialmente no estado do Piauí, onde deixou suas contribuições mais impactantes.
“A inscrição de Niéde Guidon no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é mais do que merecida. É um gesto de gratidão nacional por tudo que ela fez pelo Brasil e, em especial, pelo nosso Piauí.”, destacou Florentino.
Niéde Guidon nasceu em Jaú, interior de São Paulo, em 1933. Formou-se em História Natural pela USP e concluiu seu doutorado na Sorbonne, em Paris. Reconhecida internacionalmente, foi membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Piauiense de Letras, além de condecorada como grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico.