A comunidade quilombola Lagoa da Paraíba, no município de São Raimundo Nonato, recebeu, no sábado (14), a sensibilização do Projeto Fios da Ancestralidade, uma iniciativa da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) em parceria com o Instituto Ayabás. O objetivo é impulsionar o empreendedorismo feminino de mulheres negras no Piauí, valorizando a cultura como instrumento de autonomia e de promoção da transformação social e empoderamento das mulheres.
O projeto será realizado em Teresina e mais seis municípios do Piauí, oferecendo capacitações em embelezamento, incluindo cursos de Cabeleireira Afro – Terapia Capilar, Trancista, Turbante Afro e Workshop de Maquiagem Afro. Esses cursos serão realizados em espaços que já desenvolvem ações e trabalhos para reafirmação da identidade negra.
“No total, o projeto vai envolver cerca de 300 mulheres: 180 no interior e 120 aqui em Teresina. Mas não é só aprender a trançar ou amarrar um turbante, sabe? É sobre contar histórias”, destaca a professora Halda Regina, do Instituto Ayabás.