Começou oficialmente a maior celebração da literatura no estado: a 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). A abertura aconteceu na noite desta sexta-feira (6), no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a presença do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, que representou o governador Rafael Fonteles na cerimônia.
Com o tema “Ler e Escrever – Existir e Resistir”, o Salipi 2025 vai até o dia 15 de junho e celebra o poder da leitura como ferramenta de transformação, resistência e educação. A programação da noite de estreia contou também com o início do tradicional Seminário Língua Viva, que teve como destaque a palestra do escritor e influenciador Fabrício Carpinejar, com o tema “Abraço salva, cura, cicatriza”.
Seduc marca presença com estande interativo e distribuição de cheques-livros
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participa do Salipi com um estande exclusivo, que servirá como palco de diversas ações de valorização da leitura. Um dos destaques é a distribuição de 10 mil cheques-livros no valor de R$ 25,00, destinados a estudantes da Rede Estadual, que poderão adquirir livros de sua escolha durante o evento.
“O Salipi é mais do que uma feira literária, é um espaço de formação e transformação. Neste ano, estamos destacando os nossos clubes de leitura, criados pelos próprios alunos com apoio de professores nas escolas de tempo integral, e oferecendo cheques-livros para que esses jovens possam escolher suas leituras e prestigiar autores piauienses”, afirmou o secretário Washington Bandeira.
Durante os nove dias do evento, o estande da Seduc será também um espaço de troca de experiências entre escolas e Gerências Regionais de Educação (GREs) de Teresina. Diariamente, diferentes GREs apresentarão os clubes de leitura de suas escolas, promovendo um intercâmbio de boas práticas pedagógicas.