O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato/PI, instaurou dois procedimentos administrativos com o objetivo de apurar denúncias relacionadas à administração pública no município.
O primeiro procedimento trata da possível ausência do coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que, segundo denúncia recebida pelo MP, não estaria cumprindo sua carga horária presencial na unidade de saúde. Com isso, foi aberto um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil Público para coletar informações que possibilitem identificar os envolvidos e delimitar o objeto da investigação.
Paralelamente, foi instaurado um Procedimento Administrativo para apurar a estrutura e funcionamento do Sistema de Controle Interno da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, especialmente quanto à natureza do cargo de controlador interno no Poder Executivo local. A promotora Gabriela Almeida de Santana determinou a autuação da portaria no Sistema Integrado do Ministério Público (SIMP).