A primeira-dama, Janja da Silva, e 5 ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberam cerca de 150 representantes de 40 países africanos em Petrolina (PE) para o 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural e o 1º Intercâmbio Brasil-África da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
A comitiva visitou projetos impulsionados pela transposição do Rio São Francisco e conheceu iniciativas locais de piscicultura, fruticultura e tecnologias de irrigação desenvolvidas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Também estiveram na Embrapa Semiárido, onde dialogaram com produtores e intercambistas africanos da Univasf (Universidade do Vale do São Francisco).
Em seu perfil oficial no Instagram, Janja declarou: “Me juntar a essa comitiva me deixa particularmente feliz e honrada, visto que esse é um momento importante e muito simbólico para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que tenho promovido com muita dedicação desde sua criação, em 2024”.
Os ministros participaram do encontro junto com a delegação africana. Petrolina foi escolhida por seus projetos de irrigação e produção agrícola no semiárido, apresentando exemplos práticos de superação de desafios climáticos e desenvolvimento rural sustentável.