O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Piauí divulgou, nesta terça-feira (18), o ranking das empresas e segmentos que mais receberam reclamações dos consumidores em 2024. De acordo com o levantamento, grupos bancários, além das prestadoras de serviços de energia, água, esgoto e telefonia, foram os principais alvos de insatisfação.
Os dados são resultado da consolidação de diversas reclamações e ações que o Procon registrou da população durante todo o ano passado. No total, o órgão de defesa realizou 13.985 atendimentos, entre presenciais, eletrônicos e telefônicos.
A relação aponta que bancos receberam 4.561 reclamações no período, quatro vezes mais que o segundo colocado.
De acordo com o assessor técnico, cada reclamação recebida é analisada pelo Procon. O órgão aciona a empresa reclamada e determina um prazo para que o estabelecimento se manifeste sobre os fatos apresentados. Na sequência, o consumidor é quem recebe um prazo para avaliar a resposta.
Em caso de descumprimento da legislação e de direitos dos consumidores, a empresa infratora fica sujeita a um processo administrativo e pode ser multada.