Sexta, 18 de Abril de 2025
Publicidade

Bancos e empresas de energia e água lideram reclamações de consumidores ao Procon no PI

Bancos e empresas de energia e água lideram reclamações de consumidores ao Procon no PI

Portal SRN
Por: Portal SRN Fonte: G1/PI
19/03/2025 às 08h04 Atualizada em 19/03/2025 às 08h15
Bancos e empresas de energia e água lideram reclamações de consumidores ao Procon no PI
Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) — Foto: Lucas Marreiros/G1

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Piauí divulgou, nesta terça-feira (18), o ranking das empresas e segmentos que mais receberam reclamações dos consumidores em 2024. De acordo com o levantamento, grupos bancários, além das prestadoras de serviços de energia, água, esgoto e telefonia, foram os principais alvos de insatisfação.

Os dados são resultado da consolidação de diversas reclamações e ações que o Procon registrou da população durante todo o ano passado. No total, o órgão de defesa realizou 13.985 atendimentos, entre presenciais, eletrônicos e telefônicos.
A relação aponta que bancos receberam 4.561 reclamações no período, quatro vezes mais que o segundo colocado.

De acordo com o assessor técnico, cada reclamação recebida é analisada pelo Procon. O órgão aciona a empresa reclamada e determina um prazo para que o estabelecimento se manifeste sobre os fatos apresentados. Na sequência, o consumidor é quem recebe um prazo para avaliar a resposta.
Em caso de descumprimento da legislação e de direitos dos consumidores, a empresa infratora fica sujeita a um processo administrativo e pode ser multada.

Economia
Dólar
R$ 5,81 +0,02%
Euro
R$ 6,61 +0,12%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 521,140,77 -0,40%
Ibovespa
129,650,03 pts 1.04%
Publicidade
Publicidade