A companhia aérea Azul confirmou a suspensão total de suas operações em São Raimundo Nonato/PI e em outras 11 cidades brasileiras a partir desta segunda-feira, 10 de março. Além do município piauiense, os voos também serão encerrados em Campos e Cabo Frio (RJ); Correia Pinto (SC); Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Mossoró (RN); Parnaíba (PI); Rio Verde (GO) e Barreirinha (MA).
Em nota à imprensa, a empresa justificou a decisão devido a "uma série de fatores, que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda".
A Azul informou ainda que as mudanças fazem parte do seu planejamento operacional e garantiu que os clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), previstas na Resolução 400.
A suspensão das operações da Azul em São Raimundo Nonato representa um impacto significativo para a região, especialmente para o turismo e a economia local. O município é um dos principais acessos ao Parque Nacional da Serra da Capivara, patrimônio histórico e cultural, que depende do transporte aéreo para receber turistas e pesquisadores.