O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), iniciou o processo de transição dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Agespisa para a Aegea, nova concessionária responsável pelo setor na Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE). O contrato foi assinado no final de dezembro de 2024, e um Comitê de Transição foi formado com representantes da Sead, Agência Reguladora (Agrespi), Agespisa, Aegea e prefeitos de municípios não atendidos pela Agespisa.
Durante o período de transição, que pode durar até 180 dias, será realizada a operação assistida, na qual a Aegea mapeará os sistemas existentes, definirá prioridades técnicas e elaborará seu plano de investimentos. Ativos como estações de tratamento serão analisados com tecnologia de ponta, incluindo drones e câmeras 360º, para criar gêmeos digitais e programar melhorias. Paralelamente, informações e rotinas da Agespisa e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (Saaes) serão repassadas para a nova concessionária.
Além da melhoria nos serviços, a mudança promete gerar impacto na empregabilidade. A Aegea, por meio da Águas do Piauí, vai criar cerca de 1.800 empregos diretos e 6.000 indiretos no setor de saneamento e no Call Center, que será instalado em Teresina. As contratações priorizarão mão de obra e fornecedores locais, e currículos de trabalhadores da Agespisa já estão sendo analisados para possível reaproveitamento.
Para atender melhor a população, a Águas do Piauí implantará uma central de atendimento 24 horas, acessível por telefone, WhatsApp, site, aplicativo e lojas presenciais em municípios estratégicos. A empresa promete investir R$ 9,6 bilhões no estado, ampliando o acesso à água potável, tratamento de esgoto e, consequentemente, a qualidade de vida das famílias piauienses.
Segundo o diretor-presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, a meta é transformar a realidade do estado: “Vamos levar água para as casas, tratar o esgoto e gerar emprego no interior, mantendo as famílias em suas cidades e melhorando a qualidade de vida”. A superintendente de Parcerias e Concessões da Sead, Monique Menezes, anunciou ainda um workshop em janeiro para discutir o novo arcabouço regulatório do saneamento no Piauí, com a participação de diversos órgãos estaduais e da concessionária.
Mín. 20° Máx. 31°