Vacinação

Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado no Piauí

A segunda etapa acontece entre 18 a 30 de novembro, e vai priorizar os adultos jovens, entre 20 e 29 anos.

25/10/2019 18h53Atualizado há 3 semanas
Por: Redação Portal SRN
Fonte: Redação / G1PI
Criança recebendo vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Criança recebendo vacina contra o sarampo — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesse sábado (26) será realizado o Dia D de vacinação contra o Sarampo em todo o estado do Piauí. O público alvo da vacinação são crianças de nove meses a cinco anos de idade e os locais de vacinação estarão aberto das 8h às 17h.

De acordo com a Sociedade Piauiense de Infectologia, o dia D da campanha de vacinação no Brasil foi no último dia 19, mas por conta do feriado do Dia do Piauí, comemorado na mesma data, o Dia D de vacinação foi adiado para sábado (26).

Dados divulgados no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em outubro deste ano, informam que no Brasil já foram confirmados 7.972 casos de sarampo. A doença, que já atinge 19 estados do país, teve três casos confirmados no Piauí.

O sarampo é causada por um vírus, e que pode levar à morte. A doença é contagiosa e pode ser transmitida pela da tosse, da fala ou do espirro dos pacientes. A única maneira de evitar o sarampo tomando a vacina. No Piauí, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), foram registrados três casos de sarampo em 2019. O estado é um dos 16 com surto ativo de sarampo no Brasil.

O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde com objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus da doença em todo o país.

Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5