A presença do mosquito Aedes aegypti - transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus - não para de crescer. O Piauí apresentou um crescimento de 489,3% dos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2021. Em razão disso, o Ministério Público do Estado do Piauí instaurou procedimentos administrativos para acompanhar o planejamento e a execução das ações de combate ao vetor dos vírus da dengue nos municípios de Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Fartura do Piauí, São Lourenço do Piauí, Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato e Várzea Branca.
Os procedimentos administrativos tem o objetivo de acompanhar o planejamento e a execução das ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo "Aedes aegypti", exigidas no Programa Nacional de Controle da Dengue (art. 2º da Portaria SVS MS 29/2006), no âmbito dos municípios mencionados, em todos os eixos: controle do vetor, vigilância epidemiológica, assistência, gestão, comunicação e mobilização.
Dados Piauí
Segundo informações da SESAPI, de janeiro a março deste ano foram registrados no estado 761 casos, em 96 cidades piauienses, enquanto no ano passado foram confirmados 262 casos da doença, no mesmo período. O referido Boletim Epidemiológico, 96 (noventa e seis) municípios do Estado já notificaram casos de dengue e 30 (trinta) possuem notificações de febre Chikungunya, assim como 24 municípios estão em situação de risco alto para a dengue e 83 cidades se encontram em estado de alerta para a doença.
Mín. 20° Máx. 30°