O Piauí registrou 1.848 focos de queimadas em setembro deste ano, segundo dados do Banco de Dados de Queimadas (BD Queimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa uma redução em relação ao mesmo mês de 2025, quando foram contabilizados 2.147 focos.
Entre os municípios piauienses, Uruçuí liderou o número de registros, com 166 focos de queimadas. Na sequência aparecem Corrente (140), Gilbués (88), Palmeira do Piauí (85), Baixa Grande do Ribeiro (80), Oeiras (77), Barreiras do Piauí (75), Santa Filomena (75), Ribeiro Gonçalves (70), Jerumenha (52) e São Gonçalo do Gurguéia (50).
A maior parte dos focos foi identificada no período entre 14 e 20 de setembro, que concentrou 738 registros no estado.
O Cerrado foi o bioma mais afetado, com 1.256 focos registrados ao longo do mês. A Caatinga aparece em seguida, com 592 ocorrências.
Os dados do BD Queimadas são obtidos por meio do monitoramento de satélites e permitem acompanhar a ocorrência de focos de calor em diferentes regiões do país.
Com a chegada do período mais quente do ano, o Corpo de Bombeiros aproveita para reforçar alguns dos principais cuidados para evitar as queimadas: