Após dois anos sem acontecer devido à pandemia, o festival Ópera da Serra da Capivara voltará em 2022. Na manhã desta quarta-feira (04), no Palácio de Karnak, a governadora Regina Sousa discutiu o retorno do evento com os organizadores do festival, que será realizado de 26 a 30 de julho no Parque Nacional Serra da Capivara, nos municípios de Coronel José Dias e São Raimundo Nonato.
O evento promete reunir várias expressões artísticas, como música, dança, teatro, poesia, acrobacia e projeções de imagens no anfiteatro da Pedra Furada, dentro do parque.
Este ano, o Festival homenageará a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, conhecida mundialmente pela defesa de sua hipótese sobre o processo de início do povoamento das Américas e por sua luta pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Nos dias 26 e 27, os eventos acontecerão de forma gratuita, em espaço aberto na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato. Já de 28 a 30, o evento será realizado dentro do parque.
Está será a quarta edição do evento, apoiado pelo Governo do Estado desde a primeira. Cada edição tem um ato. A primeira, em 2017, foi o Ato Ancestral (contando o início de tudo). A segunda, em 2018, o Ato Krahô (sobre os índios que habitaram a região ) e a terceira, Ato Carcará (sobre as riquezas da Caatinga, região da Serra da Capivara e sobre a luta do povo sertanejo). Agora, em 2022, será o Ato Niède.
A governadora Regina Sousa garantiu que todos os eventos culturais que estavam no calendário do Estado antes da pandemia serão retomados, como o Ópera da Serra da Capivara. “Estamos retomando com cautela e outros eventos também vão voltar, como o Encontro de Folguedos e o Festival de Rabecas de Bom Jesus”, enfatizou, lembrando que os eventos além de promoverem a cultura, movimentam a economia do Estado.
Mín. 20° Máx. 30°