Saúde em S.R.Nonato

Sem cirurgião pediatra, Hospital Regional transfere criança para retirada de apendicite em Floriano

Menino esperou o dia inteiro pelo procedimento, teve o quadro agravado e só depois foi levado de táxi para a outra cidade.

15/10/2019 14h24Atualizado há 4 semanas
Por: Redação Portal SRN
Fonte: Por Edjalma Borges - Especial para o Portal SRN
Foto: Governo do Piauí
Foto: Governo do Piauí
São Raimundo Nonato (PI) – Uma criança de nove anos teve de ser transferida de São Raimundo Nonato para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, na noite da terça-feira (8), para realizar cirurgia de apendicite, uma das mais simples, segundo especialista consultado pela reportagem.
 
De acordo com o irmão do paciente, o bombeiro civil Josimar Ventura, o procedimento não foi realizado no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (HRSCF), em São Raimundo Nonato, por falta de anestesia.
 
A família do paciente relata que após a criança ser submetida a exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo, foi constatada a apendicite e o menino encaminhado para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz para atendimento de emergência por volta das 11h.  Ainda de acordo com eles, o hospital disse que era possível realizar o procedimento, mas a criança permanecia sem atendimento. Por volta das 18h, o irmão do paciente foi até o hospital e questionou o motivo de a cirurgia ainda não ter ocorrido.
 
Segundo ele, a alegação foi de que não havia anestésico, pois outra criança precisou ser atendida com a anestesia. Inconformado com a situação, o irmão da criança questionou o hospital e recebeu a resposta de que seria preciso encaminhá-lo para o hospital de Floriano, o que só ocorreu por volta das 20h20 em um táxi, pois as duas ambulâncias do hospital se encontravam em uso. Uma a caminho de Floriano com uma grávida com complicações e a outra na capital Teresina, e manutenção.

O outro lado

Procurada, a direção do hospital negou que a transferência tenha ocorrido pela falta de anestesia, mas sim pelo fato de o hospital não dispor de cirurgião pediatra e não ser referência neste tipo de intervenção cirúrgica.
 
A diretora do HRSCF, Nilvania Nascimento, contou que a criança foi acompanhada e que todos os procedimentos possíveis foram realizados, mas reconheceu que a unidade não tem cirurgião pediatra, apenas cirurgião geral e que o hospital necessita de uma UTI como o Hospital Tibério Nunes.
 
“A transferência se deu pelo fato de o HRSCF não ser referência para cirurgia pediátrica. Inclusive vamos receber um cirurgião pediatra no próximo mês e realizaremos um mutirão de cirurgias. No caso em questão, fiz tudo para conseguir no mesmo dia a vaga. Fiquei no hospital até bem mais tarde atrás dessa vaga em Floriano.   Estamos fazendo o possível para atender da melhor forma nossos usuários, mas sabemos que ainda é muito difícil, pois muitas coisas não dependem somente da nossa boa vontade”, disse.
 
Ainda de acordo com a diretora, um grave problema também foi a evolução do quadro clínico da criança, que, segundo ela, passou três dias com os sinais e sintomas, mas não procurou a UPA.

UTI

A direção do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, e certamente toda a população da região, está na expectativa de que os projetos possam sair do papel e virar realidade. Isso por que, de como explicou a diretora, há um projeto de implantação da UIT para 2020.
 
Ela argumentou que o hospital passa por obras que vão permitir a ampliação dos atendimentos, inclusive obstetrícios. Ainda conforme a diretora, o Piauí só dispõe de 14 cirurgiões pediatras. Essa escassez de profissionais especializados torna impossível montar escala para atender todos os hospitais regionais do estado.

Cirurgia bem-sucedida

Após todo o transtorno, a criança fez a cirurgia no dia seguinte. O procedimento durou duas horas. Segundo Josimar, a médica que atendeu seu irmão afirmou que se tratava de uma situação grave e que a apendicite já havia estourado (inflamado). A família pretende acionar a Justiça contra o Estado.
São Raimundo NonatoSão Raimundo Nonato - PI Notícias de São Raimundo Nonato - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 07h44
28°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 22°
29°

Sensação

4 km/h

Vento

53%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5