Educação

Senado analisa se salário do professor deve ser por desempenho dos alunos

Proposta está tramitando na Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados. Audiência pública para discutir o tema ainda não tem data definida

10/10/2019 11h00
Por: Redação Portal SRN
Fonte: Agência Senado
Eduardo Gomes (MDB-TO), relator da proposta (foto: Jane de Araújo/Agência Senado)
Eduardo Gomes (MDB-TO), relator da proposta (foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

A Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados debaterá um  projeto de lei do Senado, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que vincula parte do salário dos professores ao desempenho escolar dos alunos na educação básica pública. A audiência ainda não tem data definida e atende a um pedido do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), relator da proposta. De acordo com Gomes, o projeto é "controverso".

"Já estou pesquisando a matéria, e para parte dos especialistas, o projeto pode gerar um maior engajamento dos profissionais, melhorando o desempenho dos alunos. Já outros especialistas temem consequências indesejáveis, como até mesmo o incentivo a fraudes em avaliações, ou a adoção de conteúdos curriculares mais facilmente mensuráveis. Já existem experiências nacionais e internacionais vinculando remuneração docente e avaliação discente, e é isso que vamos aprofundar na audiência", disse o senador, durante análise do requerimento nesta terça-feira (8).
 
Serão convidados para a audiência representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e das secretarias de Educação dos estados de São Paulo e do Ceará.

Jiu-jitsu nas escolas

A CE também discutirá a possibilidade de a prática do jiu-jítsu ser incluída nos currículos do ensino fundamental. De acordo com o autor do pedido, o senador Chico Rodrigues (DEM-RO), o esporte tem melhorado o desempenho e o estado psicológico de alunos de escolas que implantaram medidas em Roraima.
 
Serão convidados para a ocasião representantes da Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Desportivo, da Federação Internacional de Jiu-jítsu, da Federação de Jiu-jitsu do Amazonas, do Instituto Mundial de Brazilian Jiu-jítsu e da Graice Kore Jiu-jítsu, além de especialistas em Medicina Desportiva e diretores de escolas da modalidade. A audiência pública também não tem data definida.
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 04h09
22°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 21°
22°

Sensação

23.9 km/h

Vento

73.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5