86 anos

Niéde Guidon é eleita a nova membro da Academia Piauiense de Letras

A eleição para as cadeiras de nº 03, 17 e 27 da Academia Piauiense de Letras ocorreu na manhã deste sábado (05).

05/10/2019 14h14Atualizado há 1 semana
Por: Redação Portal SRN
Fonte: Meio Norte / Portal SRN
Niéde Guidon, 86 anos (Imagem: reprodução)
Niéde Guidon, 86 anos (Imagem: reprodução)

A pesquisadora paulista Niéde Guidon, 86 anos, que desde a década de 1970 realiza pesquisas e trabalhos de desenvolvimento social, econômico e científico na microrregião de São Raimundo Nonato/PI, em especial no Parque Nacional da Serra da Capivara e zona de entorno, foi eleita para ocupar a cadeira nº24 da Academia Piauiense de Letras - APL. A eleição para as  cadeiras de nº 03, 17 e 27 da Academia Piauiense de Letras ocorreu na manhã deste sábado (05).

Foto: André Pessoa

         Foto: André Pessoa

Além da arqueóloga, também foi eleito, o Prof. Dr. Plínio da Silva Macêdo para a cadeira nº 03 e Valdeci Cavalcante para a cadeira nº 17.  As cadeiras foram ocupadas anteriormente por Jesualdo Cavalcanti Barros, João Paulo dos Reis Veloso e Paulo de Tarso Mello e Freitas respectivamente.

Para Nelson Nery Costa, presidente da APL, a eleição é um momento de grande relevância para a entidade. “A escolha de novos membros para a Academia Piauiense de Letras é sempre um momento muito importante. Hoje realizamos a eleição de três novos Imortais e no próximo dia 23 realizaremos a eleição da cadeira 28, deixada pelo acadêmico Manfred Cerqueira. Queremos fechar o ano com o nosso quadro completo com os 40 imortais.", avalia o presidente.

A Academia conta atualmente com 36 membros,dos quais votaram 33 nesta eleição.

         A Academia conta atualmente com 36 membros,dos quais votaram 33 nesta eleição.

Cadeiras e eleitos

A Cadeira nº 3 que teve como Patrono Joaquim Sampaio Castelo Branco e último ocupante Jesualdo Cavalcanti Barros, será ocupada pelo Prof. Dr. Plínio da Silva Macêdo, Professor Titular do Departamento de Patologia e Clínica Odontológica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como Escritor e Pesquisador, Colab. 3 cap. do Livro Distâncias Biológicas Periodontais: Princípios para a Reconstrução Periodontal, Estética e Protética. Ed. Artes Médicas,2011. Publicou o Livro Médico, Medicina e Humanismo no Sertão. Ed. Novo Século, 2011; é Coautor do Livro Curso de Medicina da UFPI 50 Anos. Edufpi,2018. Coautor do Livro Apontamentos para a História da Medicina no Piauí. Publicou recente 10 Artigos em periódicos especializados e mais de 100 Trabalhos em Anais de Eventos no Brasil e no Exterior, incluindo Lingual Osteoma, Oral Maxillofacial Surgery Cases,2018; Um Paralelo entre o Médico nas Novelas de Luigi Pirandello e o Médico na Sociedade Brasileira Contemporânea, Rev. Iberoamericana de Bioética, 2019; e Medicina, Bioética e Literatura: Um Vínculo Atemporal, 3º lugar Concurso Artigos Científicos IX Cong. Bras. Direito Médico-CFM,2019.

https://static.meionorte.com/uploads/imagens/2019/10/5/6dd83f0d-7c8e-4941-aa98-92c4fd0dd030-726694db-7414-47ca-a31d-3dd18f442f05.jpeg

A Cadeira nº 17, que teve como Patrono Raimundo de Arêa Leão e último ocupante João Paulo dos Reis Veloso, será ocupada pelo atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fecomércio no Piauí, o advogado Valdeci Cavalcante. Como escritor, Valdeci Cavalcante é autor de cinco livros, membro da Academia Maçônica de Letras do Piauí, e das Academias de Letras de Campo Maior, de Parnaíba e de Sete Cidades, no Piauí.

Já a cadeira nº 24, que teve como Patrono Jonas de Moraes Correia e último ocupante Paulo de Tarso Mello e Freitas, agora será ocupada pela arqueóloga Niède Guidon. Formada em História Natural pela USP, com doutorado em pré-história pela Sorbonne e especialização na Université de Paris, Niede é conhecida mundialmente por lutar pela preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Além de inúmeros artigos científicos e textos para livros, revistas e jornais, Niéde Guidon é autora do livro Peintures préhistoriques du Brésil publicado em 1991 pela I'imprimerie Hérissey - Évreux da França.

São Raimundo NonatoSão Raimundo Nonato - PI Notícias de São Raimundo Nonato - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 03h49
23°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 21°
23°

Sensação

23.9 km/h

Vento

73.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5