São Raimundo Nonato São Raimundo Nonato
Penitenciária Dom Inocêncio Lopez Santamaria realiza torneios de futebol e xadrez
Ações integram o Plano Pena Justa e buscam fortalecer disciplina, convivência e desenvolvimento cognitivo dos custodiados
28/05/2026 15h54 Atualizada há 3 meses
Por: Portal SRN
Imagens: Ascom

A Penitenciária Dom Inocêncio Lopez Santamaria realizou, nesta semana, competições de futebol e xadrez por meio dos projetos “Jogo Justo” e “Mentes em Movimento”, iniciativas que fazem parte das ações do Plano Pena Justa, organizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

As atividades tiveram como objetivo incentivar a disciplina, a socialização e o desenvolvimento cognitivo dos custodiados, além de fortalecer as ações de ressocialização dentro do ambiente prisional.

O projeto “Jogo Justo” promoveu partidas de futebol entre os internos, estimulando o trabalho em equipe, o respeito às regras e a convivência coletiva. Já o “Mentes em Movimento” utilizou o xadrez como ferramenta educativa, contribuindo para o raciocínio lógico, a concentração e a tomada de decisões.

Continua após a publicidade

As iniciativas reforçam a importância do esporte e da educação como instrumentos de transformação social e de preparação para a reintegração dos custodiados à sociedade.