Os advogados e advogadas do Piauí participam neste sábado (30) das eleições para escolher a nova presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI) para o triênio 2025/2027. O pleito ocorre das 10h30 às 18h30, de forma presencial, com urnas eletrônicas distribuídas na sede da OAB em Teresina e em 20 Subseções espalhadas pelo estado.
Três chapas concorrem ao comando da entidade. Na capital, os candidatos à Presidência e à Vice-Presidência são:
Na Subseção de São Raimundo Nonato, a eleição conta com chapa única, liderada por Marcos Vitor da Rocha Menezes, que representa a candidatura "A Ordem é Avançar". O atual presidente da Subseção, Alexandre Cerqueira, destacou ao Portal SRN que a votação segue dentro do esperado e com significativa participação dos profissionais da região.
Regras e obrigatoriedade
Podem votar todos os advogados regularmente inscritos na OAB-PI e em dia com suas anuidades. O voto é obrigatório, e o não comparecimento sem justificativa formal, apresentada em até 30 dias, poderá gerar multa equivalente a 20% do valor da anuidade.
As urnas estão instaladas em Teresina e nas Subseções de Água Branca, Altos, Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Esperantina, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Simões, Simplício Mendes, Uruçuí e Valença.
O resultado das eleições definirá a nova gestão que terá o desafio de representar a advocacia piauiense, fortalecendo a classe e buscando avanços em pautas de interesse da categoria.