Brasil Brasil
Governo critica taxa das blusinhas por causa da eleição, diz associação
Governo federal busca “recuperar sua imagem” diante da população em ano eleitoral.
26/04/2026 07h55 Atualizada há 4 meses
Por: Portal SRN Fonte: Poder 360
Imagem: Reprodução

O diretor-executivo da ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Edmundo Lima, afirmou que a discussão atual sobre acabar ou não com a “taxa das blusinhas” se dá porque o governo federal busca “recuperar sua imagem” diante da população em ano eleitoral.

“Essa discussão é completamente descabida nesse momento. Uma decisão dessa natureza não poderia ser tomada única e exclusivamente pensando em vencer uma eleição e conquistar o eleitorado”, disse o executivo.

A fala vem depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou em 14 de abril de 2026 que a taxação de compras internacionais de baixo valor é desnecessária. “São compras muito pequenas, as pessoas de baixo poder aquisitivo é que compravam aquilo. Sei do prejuízo que isso trouxe para nós”, disse o petista.

Continua após a publicidade

IGUALDADE DE CONDIÇÕES

Lima afirmou que a ABVTex defende a manutenção da taxa das blusinhas e a busca pela igualdade de condições entre empresas nacionais e plataformas internacionais, que, segundo ele, permitirá o “desenvolvimento sustentável”do país. 

“Temos que buscar essa igualdade de condições para manter o crescimento do país, a geração de emprego, a geração de investimentos e, cada vez mais, ter um desenvolvimento sustentável”, disse. O diretor-executivo declarou que a associação não defende o protecionismo ou o fechamento de mercado, mas condições em bases iguais para que o mercado “se mantenha livre”