Brasil Brasil
Governo avalia usar FGTS para amenizar endividamento de famílias
Ministro da Fazenda afirmou nesta segunda-feira (7/4) que medida é uma das discutidas para conter endividamento e inadimplência
07/04/2026 14h54 Atualizada há 5 meses
Por: Portal SRN Fonte: Metrópoles
Ministro da Fazenda, Dario Durigan - Imagem: Vinícius Schmidt

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, expôs, nesta terça-feira (7/4), um conjunto de medidas que estão em estudo para reduzir o endividamento e a inadimplência recordes das famílias. Uma das possibilidades é que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seja utilizado nos programas que visam a solucionar os dois problemas.

As propostas em discussão indicam que o FGTS entraria no programa para refinanciar algumas dívidas. A viabilidade desta hipótese, no entanto, é discutida com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Estamos avaliando isso com o Ministério do Trabalho, que tem uma preocupação com a higidez do fundo de garantia. Ao se fazer uma análise, se a gente achar que for razoável a utilização para refinanciamento de algumas dívidas, isso vai ser admitido”, disse Durigan.

Continua após a publicidade

O conjunto de propostas em discussão teria mais de uma linha central. As medidas passam pela renegociação das dívidas em condições mais favoráveis.