O desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (15) no Carnaval do Rio na Sapucaí fez referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A escola levou para a avenida uma alusão ao ex-presidente no 4º carro alegórico. Sentado na parte de trás da alegoria estava um palhaço vestido de presidiário com com uma tornozeleira eletrônica.
A escola também fez referência ao ex-presidente na comissão de frente levando também um palhaço com terno azul. A alegoria retratou Bolsonaro sendo preso pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O presidente Lula acompanhou o desfile do camarote do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), ao lado de aliados e convidados. O Planalto orientou os ministros de Estado a não desfilarem na Marquês de Sapucaí.
A Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial do Carnaval do Rio com um samba-enredo sobre Lula: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
O mulungu é uma árvore nativa do Brasil, encontrada principalmente na Caatinga e na Mata Atlântica. Seu nome científico é Erythrina velutina. Pode atingir até 15 metros de altura. A planta produz flores vermelhas de agosto a janeiro, período em que fica sem folhas. A origem do nome vem do tupi “mussungú” ou “muzungú”, com possíveis raízes etimológicas africanas relacionadas ao significado de “pandeiro”.