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Condições de trabalho e produção de significações sobre “ser professor ” em escolas do Município de São Raimundo Nonato

Professor Dirno Vilanova da Costa passa a integrar o time de colunistas do Portal SRN.

23/11/2024 às 08h58
Por: Dirno Vilanova Fonte: Prof. Dirno Vilanova
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Imagem: Portal SRN
Imagem: Portal SRN

Com o tema e problema de investigação: Condições de trabalho docente e a produção de significações sobre "ser professor " em escolas do município de São Raimundo Nonato (PI)", o docente da UESPI e técnico administrativo do IFPI, Dirno Vilanova da Costa, concluiu e defendeu sua tese de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós graduação em educação da UFPI, com orientação da profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques (PPGEd/UFPI)

A pesquisa se constitui  um marco importante na produção científica do Território Serra da Capivara. Além de contribuir para o avanço do conhecimento na área de educação, essa investigação destaca a urgente necessidade de melhorias nas condições de trabalho dos professores da educação básica no Estado do Piauí.

A pesquisa evidencia a luta cotidiana dos professores por:

•⁠  ⁠Condições dignas de trabalho
•⁠  ⁠Remuneração adequada
•⁠  ⁠Plano de carreira
•⁠  ⁠Salário atualizado
•⁠  ⁠Cuidado com a saúde

Essas demandas não são apenas legítimas, mas fundamentais para garantir a qualidade da educação oferecida aos estudantes. A falta de investimento em educação resulta em:

•⁠  ⁠Desmotivação dos professores
•⁠  ⁠Abandono da carreira docente
•⁠  ⁠Prejuízo à aprendizagem dos alunos

Essa pesquisa de doutorado em educação, destaca a necessidade de o Eatado e os governos federal, estaduais e municipais  a  priorizarem a educação pública em todos os níveis  e garantir que os professores tenham as condições necessárias para exercer sua profissão com dignidade.

A pesquisa destaca a necessidade  de valorização da docência no Piauí,porque esta profissão é responsável pelo desenvolvimento da consciência humana e m
formar pessoas críticas e criativas. No entanto, no Piauí, os professores enfrentam desafios cotidianos para exercer sua profissão com dignidade.

É hora de mudar esse cenário! É hora de lutar para que a profissão docente seja valorizada e respeitada. O Estado deve assumir sua responsabilidade para com a educação pública, garantindo:

•⁠  ⁠Condições de trabalho dignas
•⁠  ⁠Remuneração justa
•⁠  ⁠Plano de carreira atrativo
•⁠  ⁠Salário atualizado
•⁠  ⁠Cuidado com a saúde física e mental dos profissionais da educação.

A valorização da docência não é apenas uma questão de direitos, mas de justiça social. Os professores são os principais agentes de transformação social, capazes de inspirar e empoderar estudantes.

O Estado do Piauí deve:

•⁠  ⁠Priorizar a educação pública
•⁠  ⁠Investir em infraestrutura escolar
•⁠  ⁠Oferecer formação contínua para professores
•⁠  ⁠Combater a evasão escolar
•⁠  ⁠Promover a igualdade de oportunidades

Dessa forma, lutamos por uma educação pública de qualidade, que permita aos estudantes piauienses alcançar seu máximo potencial humano. 

Prof. Dr. Dirno Vilanova da Costa

Dirno Vilanova
Sobre o blog/coluna
Doutor em Educação, processos educativos e formação humana; Mestre em educação e formação de professores. É docente do ensino superior. Tem experiência em docência, gestão educacional, programas sociais. Pesquisa Educação profissional e tecnológica e educação básica, bem como tem interesse por política, economia, movimentos sociais e educação formal e informal.
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