Com o tema e problema de investigação: Condições de trabalho docente e a produção de significações sobre "ser professor " em escolas do município de São Raimundo Nonato (PI)", o docente da UESPI e técnico administrativo do IFPI, Dirno Vilanova da Costa, concluiu e defendeu sua tese de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós graduação em educação da UFPI, com orientação da profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques (PPGEd/UFPI)
A pesquisa se constitui um marco importante na produção científica do Território Serra da Capivara. Além de contribuir para o avanço do conhecimento na área de educação, essa investigação destaca a urgente necessidade de melhorias nas condições de trabalho dos professores da educação básica no Estado do Piauí.
A pesquisa evidencia a luta cotidiana dos professores por:
• Condições dignas de trabalho
• Remuneração adequada
• Plano de carreira
• Salário atualizado
• Cuidado com a saúde
Essas demandas não são apenas legítimas, mas fundamentais para garantir a qualidade da educação oferecida aos estudantes. A falta de investimento em educação resulta em:
• Desmotivação dos professores
• Abandono da carreira docente
• Prejuízo à aprendizagem dos alunos
Essa pesquisa de doutorado em educação, destaca a necessidade de o Eatado e os governos federal, estaduais e municipais a priorizarem a educação pública em todos os níveis e garantir que os professores tenham as condições necessárias para exercer sua profissão com dignidade.
A pesquisa destaca a necessidade de valorização da docência no Piauí,porque esta profissão é responsável pelo desenvolvimento da consciência humana e m
formar pessoas críticas e criativas. No entanto, no Piauí, os professores enfrentam desafios cotidianos para exercer sua profissão com dignidade.
É hora de mudar esse cenário! É hora de lutar para que a profissão docente seja valorizada e respeitada. O Estado deve assumir sua responsabilidade para com a educação pública, garantindo:
• Condições de trabalho dignas
• Remuneração justa
• Plano de carreira atrativo
• Salário atualizado
• Cuidado com a saúde física e mental dos profissionais da educação.
A valorização da docência não é apenas uma questão de direitos, mas de justiça social. Os professores são os principais agentes de transformação social, capazes de inspirar e empoderar estudantes.
O Estado do Piauí deve:
• Priorizar a educação pública
• Investir em infraestrutura escolar
• Oferecer formação contínua para professores
• Combater a evasão escolar
• Promover a igualdade de oportunidades
Dessa forma, lutamos por uma educação pública de qualidade, que permita aos estudantes piauienses alcançar seu máximo potencial humano.
Prof. Dr. Dirno Vilanova da Costa