Segunda, 20 de Setembro de 2021
26°

Poucas nuvens

São Raimundo Nonato - PI

Dólar
R$ 5,33
Euro
R$ 6,25
Peso Arg.
R$ 0,05
São Raimundo Nonato São Raimundo Nonato

Servidor do IFPI de São Raimundo Nonato realiza publicações científicas

Sobre as produções científicas, o autor destaca, que se trata de produções de cunho teórico critico, de revisão sistemática de literatura com o objetivo de produzir novidades no campo educacional.

08/09/2021 às 20h18 Atualizada em 08/09/2021 às 20h26
Por: Weslley Moreira Fonte: IFPI
Compartilhe:
Dirno Vilanova da Costa (Imagem: reprodução/Redes Sociais)
Dirno Vilanova da Costa (Imagem: reprodução/Redes Sociais)

Dirno Vilanova da Costa, é pedagogo do Instituto Federal do Piauí, campus São Raimundo Nonato, é Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI) pela linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica, e é doutorando em Educação na linha de pesquisa: Formação humana e processos educativos, quadriênio 2021/2024, também Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI).

Sobre as produções científicas, o autor destaca, que se trata de produções de cunho teórico critico, de revisão sistemática de literatura com o objetivo de produzir novidades no campo educacional.

No livro “Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais” da editora Atena, capítulo “Identidade do Pedagogo: um estudo do Instituto Federal do Piauí: entre a formação e atuação a partir dos pressupostos da Psicologia Social” é direcionado para equipes pedagógicas dos Institutos Federais, bem como docentes, discentes de graduações e outros pesquisadores. O objetivo do capítulo é discutir a identidade do profissional pedagogo, no que tange sua atuação contemporânea, pelo reconhecimento do seu papel, funções, e transformações no decorrer do tempo.

Já no artigo “Educação Profissional e Tecnológica: limites e possibilidades da formação humana no capitalismo contemporâneo” do periódico International Journal for Innovation Education and Research (IJIER) tem o objetivo de discutir e refletir acerca das propostas formativas por meio da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil por meio de uma revisão dos autores que discutem essa temática e da necessidade de propostas formativa emancipatórias que interessem a classe trabalhadora.

Resumo do capítulo do livro

Resumo do artigo

Enquete