Segunda, 02 de Agosto de 2021
86 98195-2377
Saúde Saúde

Sesapi recomenda a realização do pré-natal mesmo com a pandemia

A secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) emitiu um alerta, explicando que mesmo durante a pandemia da Covid-19, é necessário a realização do pré-natal.

12/07/2021 09h57
Por: Weslley Moreira - (86) 98195 2377 Fonte: Lupa 1
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Por conta da pandemia da Covid-19, muitas gestantes ainda têm medo de ir a consultas enquanto tomam precauções, como ficar em casa e praticar distanciamento físico quando precisam sair. Isso tem afetado diretamente a saúde delas e do bebê. 

A secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) emitiu um alerta, explicando que mesmo durante a pandemia da Covid-19, é necessário a realização do pré-natal. De acordo com o alerta, o acompanhamento permite o desenvolvimento saudável do bebê e reduz riscos para a gestante, já que são as grávidas e puérperas que estão mais suscetíveis a terem complicações decorrentes do coronavírus. As evidências cientificas demonstram que entre 8 a 11% das gestantes, puérperas e lactantes que forem contaminadas com a covid-19 vão necessitar de hospitalização e cerca de 2 a 5% vão necessitar de terapia intensiva, tendo em vista maior probabilidade de complicações.

A coordenadora estadual de saúde da Mulher, Auzenir Moura Fé, explica que as grávidas não podem interromper a assistência durante a pandemia. 

“O pré-natal é essencial no cuidado da gravidez. A descontinuidade dele imprime riscos, principalmente, quando perdemos a capacidade de identificar mulheres que têm doenças. Algumas gestantes ficaram com medo e deixaram de ir para o acompanhamento, mas é importante lembrar que continuamos realizando o pré-natal habitual nas unidades de saúde”, reforça.

Ainda segundo a coordenadora é fundamental que as gestantes mantenham o isolamento social, evitem receber visitas e usem máscara sempre que for necessário sair de casa. Além disso, é preciso manter a higiene e ter uma alimentação saudável para fortalecer a imunidade. “O distanciamento contribui para que as grávidas não adoeçam, já que estão incluídas no grupo de risco”, destacou Auzenir.

Cotidiano
Sobre Cotidiano
Acompanhe as principais notícias do dia-a-dia em São Raimundo Nonato e região
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 12h04 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 28°

26° Sensação
33.3 km/h Vento
33% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens