Teresina Polícia
Homem que planejava sequestrar crianças em escolas de Teresina é preso pela PF
Ação cumpre prisão preventiva e investiga crimes de abuso sexual infantojuvenil e planejamento de sequestro de crianças e adolescentes.
22/12/2025 12h15
Por: Portal SRN Fonte: Lupa 1
Imagem: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (22), em Teresina, mais uma fase da Operação Carcará, com foco na proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e na interrupção de crimes planejados contra esse público. A ação também visa combater o armazenamento, a produção e o compartilhamento de material com conteúdo sexual infantojuvenil na internet.

Durante a operação, foi cumprido um mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí, após parecer favorável do Ministério Público Federal.

Segundo a Polícia Federal, as investigações indicam que o suspeito, ao longo dos últimos anos, adquiria, armazenava, produzia e compartilhava vídeos e imagens de violência sexual contra crianças e adolescentes. As apurações também apontaram que ele planejava o sequestro de vítimas em escolas da região sudeste da capital, com o uso de medicamentos para facilitar a execução do crime.

Continua após a publicidade

No ano de 2025, a Polícia Federal no Piauí alcançou número recorde de operações voltadas ao enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil, com mais de 20 deflagrações, focadas na identificação de criminosos e no resgate de vítimas. O resultado decorre do esforço concentrado das duas unidades da Polícia Federal no estado, aliado à capacitação contínua de seus servidores.

A PF reforça que a prevenção também passa pela orientação direta de crianças e adolescentes sobre como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. Segundo a corporação, é fundamental que esse público saiba que pode e deve buscar ajuda sempre que se sentir ameaçado ou desconfortável. A instituição destaca que a informação é uma das principais ferramentas para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.