Quarta, 23 de Junho de 2021
86 98195-2377
Piauí Piauí

Gaeco deflagra Operação Mormaço contra empresas suspeitas de lavagem de dinheiro

Dinheiro era aplicado em agências de veículos para dificultar o rastreamento dos valores

10/06/2021 12h54
Por: Weslley Moreira - (86) 98195 2377 Fonte: Portal AZ
Gaeco deflagra Operação Mormaço contra empresas envolvidas em lavagem de dinheiro (Foto: Divulgação)
Gaeco deflagra Operação Mormaço contra empresas envolvidas em lavagem de dinheiro (Foto: Divulgação)

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado do Maranhão e o do Piauí deflagraram, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Mormaço para desarticular uma facção criminosa com atuação em Teresina, Timon e Caxias.O dinheiro era aplicado em agências de veículos para dificultar o rastreamento dos valores (Foto: Divulgação)

Os alvos são pessoas e empresas, com endereços nos dois estados, ligadas à lavagem de dinheiro "sendo as empresas utilizadas para o escoamento dos valores resultantes de negócios com comércio de drogas ilícitas, armas de fogo, veículos e peças de automóveis, além de outras atividades", explicou o Ministério público. As investigações iniciaram há cerca de um ano.

Conforme apurado, através de alguns investigados e de pessoas ligadas a eles o dinheiro era aplicado em agências de veículos, arenas esportivas e aquisição de imóveis. A manobra financeira tinha a intenção de dificultar o rastreamento dos valores.

Após representação formulada pelo Gaeco maranhense, a 1ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luís determinou o sequestro de bens móveis e imóveis avaliados em aproximadamente R$ 8 milhões, além de bloqueio de ativos financeiros diversos. As investigações detectaram movimentações de ativos dos investigados que chegaram próximo aos R$ 90 milhões.

Operação simultânea

Paralelamente, a Polícia Federal no Maranhão deflagrou hoje (10) em cidades do Piauí e Maranhão a operação “Hesíodo” com o objetivo de desarticular facção criminosa com ramificação em vários estados da federação, responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão temporária, além de constrição patrimonial em Teresina, Caxias e Timon. 

Segundo a PF, a operação se deu por conta de um desdobramento de um inquérito policial instaurado inicialmente para investigar grupos criminosos com envolvimento em roubos contra instituições financeiras e a transportadoras de cargas no interior maranhense.

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 02h30 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 31°

23° Sensação
14.8 km/h Vento
66.3% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens