Pesquisa

IBGE fará Pesquisa Nacional de Saúde em 3 mil domicílios piauienses

Ao todo 70 municípios do Piauí receberão a visita dos pesquisadores do IBGE

27/08/2019 07h45Atualizado há 3 semanas
Por: Redação Portal SRN
Fonte: Portal Az

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística dá início ao período de coleta de dados para a realização da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 nesta segunda-feira (26). O trabalho é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e fará um retrato da saúde do brasileiro, bem como do acesso e utilização de serviços de saúde.

No Piauí serão visitados aproximadamente 3000 domicílios em 70 municípios do estado. Cerca de 1500 agentes de pesquisa do instituto visitarão 108 mil domicílios em todo o País até dezembro de 2019 e os primeiros resultados tem previsão para serem divulgados no final de 2020. 

“Estaremos visitando mais de 3000 domicílios no estado em busca destas informações tão relevantes. Essa coleta de dados foi iniciada hoje e agradecemos a secretaria por apoiar esse trabalho, reforçamos nosso pedido de apoio da população ao atender nossos pesquisadores para que a pesquisa gere dados satisfatórios”, afirma Leonardo Santana, chefe da unidade do IBGE no Piauí. 

O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto recebeu nesta segunda-feira (26), membros do IBGE que informaram sobre o início da Pesquisa. “A pesquisa se mostra extremamente importante para o planejamento da saúde dentro do Piauí. Queremos estimular a população para receber bem os pesquisadores, responder aos questionários e assim contribuir para o desenvolvimento da saúde dentro do nosso estado”, disse o Secretário Florentino Neto.

É preciso reforçar que os pesquisadores do IBGE estarão devidamente fardados ao se apresentarem nas residências selecionadas para realizarem os questionários que fazem parte da PNS.

A última edição da pesquisa foi feita em 2013. Durante os trabalhos o pesquisador precisará passar duas vezes por cada domicílio, primeiramente fazendo uma pesquisa mais geral e em um segundo momento, selecionando um dos moradores daquela casa para participar de uma pesquisa mais direcionada.

O resultado da Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostrou que é elevada a taxa de mulheres piauienses entre 50 e 69 anos de idade que nunca realizaram exame de mamografia. Segundo o levantamento, no estado, em 2013, 36,1% (cerca de 105 mil) das mulheres nessa faixa etária nunca havia feito o teste.

A porcentagem é aproximadamente duas vezes maior que a média brasileira, que, em 2013 (época da última Pesquisa Nacional de Saúde), era de 18,4%. A unidade federativa com o melhor indicador foi São Paulo, com 9,2%. O Maranhão ficou com 41,9%, pior indicador entre todos os estados.

 

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 10h13
30°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 22°
32°

Sensação

27.9 km/h

Vento

52.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Adsense lateral interna posição 5