Geral Facção criminosa
Empresários da rede HD são interceptados em São Paulo após Operação Carbono Oculto 86
Grupo é acusado de lavar milhões em postos de combustíveis ligados à facção criminosa.
06/11/2025 06h19 Atualizada há 10 meses
Por: Portal SRN Fonte: Lupa 1
Imagem: Reprodução

Os empresários Haran Santiago Girão Sampaio e Danilo Coelho de Souza, donos da rede de postos HD, foram interceptados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (5). A abordagem foi realizada por equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e da Gerência de Operações e Investigações Criminais (GOIC), que já monitoravam os suspeitos desde a deflagração da Operação Carbono Oculto 86, no Piauí.

Juiz determina apreensão de passaportes e bloqueio de R$ 348 milhões de empresários 

O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, determinou a apreensão dos passaportes dos empresários alvos da Operação Carbono Oculto 86, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí nesta quarta-feira (5). A decisão, expedida na terça (4), é a mesma que autorizou os mandados de busca e apreensão nas residências e empresas investigadas por integrar um esquema criminoso de lavagem de dinheiro e adulteração de combustíveis vinculado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Continua após a publicidade

A medida atinge ex-proprietários da Rede de Postos HD e esposas e magistrado aponta risco de fuga do país devido ao alto poder aquisitivo do grupo.

Os investigados deverão entregar seus passaportes em até 48 horas. A medida atinge:

Da esquerda para a direta: o casal Danilo Coelho e Thayres Moura e Thamyres Moura com Haran Sampaio. Os casais tiveram o passaporte apreendido por ordem judicial.

Apesar da gravidade dos fatos, o magistrado negou o pedido de prisão temporária dos empresários, entendendo que as medidas cautelares seriam suficientes para garantir o andamento das investigações.

Em sua decisão, o juiz destacou o elevado poder aquisitivo da família, que possui inclusive aeronave própria, o que facilitaria eventual tentativa de fuga do país.

Além da retenção dos passaportes, o juiz determinou o sequestro de R$ 348.766.047,00(trezentos e quarenta e oito milhões, setecentos e sessenta e seis mil e quarenta e sete reais) bloqueados em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Medidas cautelares impostas

Os quatro investigados também deverão cumprir as seguintes determinações judiciais:

A Operação Carbono Oculto 86 segue em andamento e tem como foco desarticular um complexo esquema de lavagem de dinheiro e fraudes fiscais envolvendo empresas de combustíveis e empresários piauienses ligados a facções criminosas.

Conforme as apurações, a rede HD estaria envolvida na movimentação de recursos ilícitos por meio de empresas de fachada, distribuidoras e fintechs criadas para mascarar o fluxo de capitais.

Ao todo, 49 postos de combustíveis foram interditados no Piauí e em outros estados do Nordeste por suspeita de servirem como fachada no esquema.