Quarta, 14 de Abril de 2021 22:55
86 98195-2377
São Raimundo Nonato São Raimundo Nonato

Agricultora piauiense de 64 anos será homenageada em programa da Globo no dia internacional da mulher

Natural de São Raimundo Nonato, a agricultora não frequentou a escola porque tinha que trabalhar na roça, mas aprendeu a tocar sozinha uma sanfona que encontrou abandonada.

02/03/2021 18h58 Atualizada há 1 mês
Por: Weslley Moreira - (86) 98195 2377 Fonte: Com informações do Gshow
Maria Sebastiana tem sua história de luta e conquista dividida com o público em ‘Falas Femininas’ — Foto: Globo / Divulgação
Maria Sebastiana tem sua história de luta e conquista dividida com o público em ‘Falas Femininas’ — Foto: Globo / Divulgação

Histórias de cinco mulheres de idades, crenças e lugares diferentes do Brasil serão apresentadas no programa ‘Falas Femininas’, especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que irá ao ar no dia 8 de março na TV Globo. 

Uma das 05 mulheres protagonistas que serão homenageadas é a piauiense, Maria Sebastiana Torres da Silva, 59 anos. Natural de São Raimundo Nonato, a agricultora não frequentou a escola porque tinha que trabalhar na roça, mas aprendeu a tocar sozinha uma sanfona que encontrou abandonada. E conciliou o trabalho na lavoura com apresentações em festas para conseguir dinheiro para criar os filhos.

Ela teve nove filhos sete estão vivos, é avó de 14 netos e continua a trabalhar como agricultora. Em 2019, entrou em uma escola para alfabetização de adultos, onde aprendeu a escrever seu nome.

Assista e conheça mais de Maria Sebastiana

Com uma equipe majoritariamente feminina, o programa em formato documental destaca trajetórias inspiradoras, valoriza a potência da mulher brasileira e provoca uma conversa franca sobre alguns dos dilemas femininos da atualidade.

“Falas Femininas quer ampliar essas vozes, ao mesmo tempo em que serve como um espelho, para que elas enxerguem e reconheçam seu próprio valor. A partir de uma câmera documental, sensível e cúmplice, o especial revela ao público e às próprias protagonistas a força e a beleza de suas histórias. Nem elas se viam assim”, diz Patricia.

“A escolha das personagens partiu do desejo de mostrar histórias ainda desconhecidas, mas fortes e extremamente representativas da população brasileira. No especial, vamos conhecer melhor as pessoas por trás dos postos de trabalho ou status social e mergulhar fundo nas suas vidas. Todas essas mulheres carregam marcas e cicatrizes de uma história dura e muito batalhada. Entretanto, isso não impede que tenham alegria, espontaneidade e leveza para superar os problemas e enxergar a vida com esperança. No slam ou na sanfona, na cozinha ou no hospital, elas têm a garra e a força típicas da mulher brasileira”, completa Antonia Prado.

 

Além da parte documental em que a equipe acompanhou o dia a dia dessas mulheres, o especial traz um segundo momento: nos Estúdios Globo, em São Paulo, elas se encontraram em um bate-papo mediado por Fabiana Karla, também da equipe criadora do programa. Para valorizar a trajetória das cinco, o especial termina prestando uma grande homenagem a cada uma delas. Ao final do encontro em São Paulo, elas foram convidadas a participar de um ensaio fotográfico.

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 22h46 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 35°

27° Sensação
9.7 km/h Vento
60.7% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.