Quarta, 03 de Março de 2021 15:09
86 98195-2377
Destaques Registros artísticos

Pinturas rupestres são descobertas no município de Alagoinha do Piauí

Pinturas rupestres com estilo e alguma semelhança com as do Parque Nacional Serra da Capivara foram encontradas no município de Alagoinha do Piauí.

19/02/2021 10h23
Por: Weslley Moreira - (86) 98195 2377 Fonte: Meio Norte / Portal SRN
Pinturas rupestres são descobertas no município de Alagoinha do Piauí (Imagens: Prefeitura de Alagoinha)
Pinturas rupestres são descobertas no município de Alagoinha do Piauí (Imagens: Prefeitura de Alagoinha)

Pinturas rupestres com estilo e alguma semelhança com as do Parque Nacional Serra da Capivara, no sudoeste do Piauí, foram encontradas no município de Alagoinha do Piauí.

A prefeitura do município produziu um vídeo sobre as descobertas com pesquisadores informando que as pinturas rupestres do povoado Rancho Neneia, na zona rural, a 30 km da área urbana de Alagoinha do Piauí, são registros artísticos e históricos da vida do homem pré-histórico americano no território piauiense.

As imagens foram registradas pelos pesquisadores Samuel Nascimento, Fransuer Alencar, Clecionarton Teixeira e Honorato Lima. O mapeamento e o estudo das pinturas rupestres nos paredões e rochas está sendo feito com apoio e assessoria da Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí na administração do prefeito Jorismar Rocha.

O assessor municipal de Cultura, o poeta e escritor Samuel Nascimento, disse que serão desenvolvidos projetos que garantam cuidados e preservação do patrimônio histórico da humanidade.

“Nossa intenção é trabalhar projetos de pesquisa para o local, juntamente com a Prefeitura Municipal de Alagoinha, na pessoa do prefeito Jorismar Rocha, que já se manifestou atencioso a esse trabalho e é um dos primeiros gestores a se interessar pelo assunto. A Prefeitura está dando total apoio a essa iniciativa. Vamos buscar também a atenção de pesquisadores universitários das Universidades Federal do Piauí (Ufpi) e Estadual  (Uespi) e amantes da história em geral, para esses registros importantes da nossa história”, declarou Samuel Nascimento.