Com a chegada do período de altas temperaturas conhecido como B-R-O-Bró, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) registrou um total de 442 ocorrências de incêndios florestais entre janeiro e setembro de 2024. Este período crítico, marcado por temperaturas que podem chegar a 40°C, aumenta a secura da vegetação, facilitando a propagação do fogo em diversas regiões do estado.
Somente nos meses de agosto e setembro, foram combatidos 284 incêndios florestais. A atuação do Corpo de Bombeiros se estendeu por várias cidades, incluindo Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras, e Pedro Laurentino, com equipes escaladas para atender ocorrências em áreas distantes das bases fixas da corporação. Além das equipes de plantão, o CBMEPI mobilizou equipes de pronto emprego para reforçar o combate a incêndios em locais de difícil acesso.
O comandante operacional do CBMEPI, coronel Egídio Leite, destacou que a corporação intensificou as operações durante o período crítico do ano. “As equipes de combate a incêndios atuam de forma contínua e recebem apoio de brigadas municipais, além da integração com a Secretaria do Meio Ambiente, Ibama e Polícia Militar para enfrentar as ocorrências mais complexas,” explicou o comandante, ressaltando a importância da cooperação entre os órgãos.
Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí e da Defesa Civil, as regiões mais propensas a incêndios florestais têm sido monitoradas.
Mín. 25° Máx. 39°