Política Política
‘Lei Clezão-Silveira’: deputado quer criar versão brasileira da lei Magnitsky
Aliado de Bolsonaro, Gayer apresentou proposta com sanções para organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros crimes
04/08/2025 15h37
Por: Portal SRN Fonte: R7
Imagem: Reprodução

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO)apresentou um projeto na Câmara dos Deputados para criar sanções administrativas e econômicas a crimes como abuso de autoridade, corrupção e violação dos direitos humanos.

A intenção, segundo Gayer, é implementar uma lei semelhante à Magnitsky, dos Estados Unidos. A proposta foi formalizada nesta segunda-feira (4), com a previsão de poder congelar contas a partir dos seguintes crimes:

“É hora de o Brasil adotar um modelo firme de responsabilização. Nossa soberania e a proteção dos direitos fundamentais exigem uma resposta dura e eficaz contra quem corrompe e viola a lei”, argumenta Gayer.

Continua após a publicidade

As penalidades alcançam o congelamento de investimentos, proibição de abertura de contas e acesso a crédito em instituições cadastradas no Banco Central e a suspensão de benefícios fiscais ou tomada de crédito público.