Quinta, 26 de Novembro de 2020 12:21
86 98195-2377
Política Política

Oposição no município de Dom Inocêncio tenta e não consegue barrar nova pesquisa eleitoral

A alegação da coligação é que o referido instituto de pesquisa foi contratado pelo outro lado, da situação.

09/11/2020 10h02 Atualizada há 2 semanas
Por: Weslley Moreira Fonte: Portal SRN
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

A coligação "Dom Inocêncio voltando a Sorrir", que representa a oposição no município de Dom Inocêncio/PI, tentou barrar na justiça, a divulgação de pesquisa eleitoral, realizada pelo CENSUS Instituto de Pesquisas, alegando a coligação que o referido instituto de pesquisa foi contratado pelo outro lado, da situação, para elaboração de pesquisa eleitoral registrada sob o nº PI-09472/2020, com data de divulgação para 09 de novembro de 2020 (segunda feira).

Para a coligação, a pesquisa apresenta vícios e imperfeições pois (a) levou em conta a renda familiar dos entrevistados, ao invés do nível econômico destes, (b) problemas na relação entre o nível de confiança e margem de erro, (c) incoerências entre a amostra aplicada na pesquisa e os dados da fonte pública utilizados como referência e (d) inexistência de certificado digital do estatístico responsável.

Segundo o juiz eleitoral, José Alberto Bezerra Chagas, "Vale dizer, existe margem de liberdade para se definir a metodologia aplicada (inc. III). A legislação não receita uma metodologia pré-definida. É um fator técnico que fica a cargo do instituto, que possui a competência e expertise para resolver a respeito, em princípio".

A decisão é do dia 08 de novembro de 2020.

Weslley Moreira
Sobre Weslley Moreira
Tudo que você precisa saber