Quarta, 02 de Dezembro de 2020 12:25
86 98195-2377
Política Campanha Política

Governo encaminha ao TRE propostas para diminuir aglomerações em eventos políticos

A medida foi encaminhada depois de questionamentos a respeito da Lei Seca no Piauí

22/10/2020 20h58
Por: Redação Fonte: Portal AZ / Portal SRN
Carreatas estão promovendo aglomerações em municípios do Piauí (Foto: reprodução instagram)
Carreatas estão promovendo aglomerações em municípios do Piauí (Foto: reprodução instagram)

O Governo do Piauí encaminhou nesta quinta-feira (22) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), propostas que visam diminuir aglomerações nas campanhas eleitorais. O secretário de Governo Osmar Júnior não detalhou sobre as medidas, mas afirmou que há preocupação do Estado em conter o aumento de casos da covid-19 durante o período eleitoral.

“A resolução foi realizada pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), que contém constatações do crescimento dos casos no Estado e sugere algumas providências que podem ser tomadas para conter o risco de contaminação”, disse Osmar em entrevista à TV Cidade Verde. 

O secretário esclareceu que apenas a justiça eleitoral poderá intervir no processo eleitoral até o dia das eleições. “Há uma preocupação justa de muita gente com as concentrações de uma campanha eleitoral. Não se pode acusar ninguém, mas podemos chamar atenção da forma que as campanhas vêm sendo realizadas. Sabemos que campanhas são feitas com movimentação, mas na pandemia, não é possível ocorrer como era antes. Temos que respeitar essa questão”, relatou. 

Novo decreto

Um novo decreto assinado pelo governador Wellington Dias estabeleceu medidas que devem ser adotadas para reduzir o número de transmissibilidade do coronavírus no estado. O documento divulgado na manhã desta quinta-feira (22) impõe restrições em relação ao consumo de bebida alcóolica aos finais de semana.

Segundo o decreto, a venda está liberada, mas a população não poderá ingerir álcool em via pública, nem próximo a estabelecimentos privados como bares, restaurantes e casas de eventos.  A restrição se aplica a praças e outros logradouros fora do ambiente domiciliar. 

"A falta de alguns cuidados está fazendo aumentar o número de pessoas com covid-19, cresce a ocupação de leitos e, consequentemente, os óbitos. Trabalhamos para conter a transmissibilidade e reduzir mortes" declarou Dias.