Segunda, 25 de Janeiro de 2021 23:17
86 98195-2377
Política Eleições em Pauta

Facebook e WhatsApp são os campeões em disseminar fake news, revela pesquisa

O número indica que um a cada dois brasileiros já teria sido um potencial disseminador de notícias falsas, ainda que de forma não-intencional.

20/10/2020 14h10
Por: Redação Fonte: com informações da dfndr lab
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Pesquisa realizada por um laboratório especializado em segurança digital, revela que o Facebook e WhatsApp são campeões em disseminação de notícias falsas (fake news). 

Veja pesquisa aqui

De acordo com a dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, aponta que  75% dos entrevistados já foram impactados por notícias falsas, e 55% dos respondentes repassaram fake news sem saber. O número indica que um a cada dois brasileiros já teria sido um potencial disseminador de notícias falsas, ainda que de forma não-intencional.

A pesquisa entrevistou 70.333 brasileiros, usuários do aplicativo dfndr security, em 2020, e as projeções utilizam como base o número de brasileiros usuários do sistema Android no país, que seriam 131,1 milhões de pessoas.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, os resultados da pesquisa destacam os meios onde essas fake news mais são disseminadas: “atualmente, os aplicativos de troca de mensagem e as redes sociais são a principal forma de difusão das notícias falsas. A confirmação disso aparece em nossa pesquisa de forma bastante evidente, quando quase 80% dos respondentes afirmam que receberam notícias falsas através do WhatsApp e Facebook”.

Segundo os participantes da pesquisa sobre fake news, o tema “saúde” tem sido o grande alvo dos criadores de notícias falsas atualmente: “o tema “saúde” afetou mais de 45% dos respondentes, um reflexo claro do momento vivido por todo o mundo com a pandemia do novo coronavírus. Na ânsia de ter uma solução rápida para o problema tão falado e tão sério, as pessoas acabam acreditando cegamente nas notícias que recebem. Os riscos para esses que seguem as fake news sobre saúde são muito mais graves, do que para aqueles que acreditam em outros temas, podendo até mesmo significar perigo para a vida”, pontua Simoni.

 

 

 

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 23h14 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

25° Sensação
13.7 km/h Vento
47.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens