O senador Ciro Nogueira (PP) comentou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, com o objetivo de apurar os descontos indevidos em aposentadorias. Investigações da PF indicam que mais de R$ 6 bilhões foram descontados ilegalmente dos benefícios de cerca de 4,2 milhões de segurados, através de convênios firmados entre o INSS e entidades associativas. A operação levou à exoneração do presidente do INSS e à prisão de envolvidos no esquema.
“Esse é o maior escândalo de corrupção da nossa história. Um assalto contra quem mais precisa de proteção do Estado. Espero que a CPMI esclareça quem roubou o dinheiro dos aposentados. Não é só investigar. É corrigir o sistema, impedir que isso volte a acontecer e assegurar que os aposentados sejam tratados com respeito e dignidade”, comentou.
O parlamentar pretende sugerir que, além da identificação dos responsáveis e cobrança de ressarcimento, sejam feitas mudanças legislativas para impedir novos casos de descontos indevidos e fortalecer os mecanismos de proteção ao beneficiário do INSS.
“A criação da CPMI é uma resposta firme e necessária. Não podemos aceitar que o INSS, ao invés de proteger, tenha sido porta de entrada para um esquema criminoso. Nossa investigação vai até o fim. Vamos passar esse escândalo a limpo”, concluiu.