Fatura mensal

Piauí: conta de luz terá bandeira vermelha e fica 6,5% mais cara

A conta ficará 6,5% mais cara comparada à bandeira verde, onde não há acréscimo na tarifa.

30/07/2019 11h07
Por: Redação Portal SRN
Fonte: Cidadeverde.com
Foto: Izabella Pimentel/Cidadeverde.com
Foto: Izabella Pimentel/Cidadeverde.com

A partir do dia 1° de Agosto a conta luz dos brasileiros ficará mais cara. A bandeira vermelha - patamar 1 -  começa a valer e, a cada 100 quilowatts-hora consumidos, o consumidor vai pagar R$ 4 a mais na fatura mensal.

A conta ficará 6,5% mais cara comparada à bandeira verde, onde não há acréscimo na tarifa. Os consumidores piauienses devem ficar atentos para não serem surpreendidos negativamente e comprometerem a maior parte do salário para pagar a fatura. 

O gerente de Regulação e Mercado da Equatorial Piauí, Tibúrcio Gurgel, alerta que a conta deve “pesar no bolso” do consumidor e que é preciso tomar medidas para economizar energia neste mês. 

“Se o consumidor não se disciplinar, não tiver o hábito de economizar energia, vai pesar no bolso”, alerta. 

Entre as dicas que gerente dá para diminuir o consumo da energia, está a instalação de lâmpadas de Led, evitar abrir a geladeira constantemente e diminuir o uso do ar condicionado. 

A bandeira vermelha patamar I valerá por todo mês de agosto. Estipulada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica ( Anel), as bandeiras  tarifárias sinalizam o custo real de energia gerada e levam em conta o preço da energia no mercado a curto prazo e o aumento no acionamento das usinas termelétricas.

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 10h58
30°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 20°
29°

Sensação

5 km/h

Vento

40%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Banner lateral interna posição 3
Mais lidas
Banner lateral interna posição 4
Adsense lateral interna posição 5