Domingo, 20 de Setembro de 2020 21:14
86 98195-2377
Piauí Piauí

Secretarias estaduais reabrem na próxima segunda-feira

A administração direta vai reabrir as portas depois de mais de 120 dias fechadas

07/08/2020 10h09
Por: Redação Fonte: Cidadeverde.com
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Na próxima segunda-feira, voltam a funcionar os órgãos públicos do Estado. A administração direta vai reabrir as portas depois de mais de 120 dias fechadas, período de quarentena imposto para tentar conter a propagação do novo coronavírus. A reabertura das repartições públicas estaduais nessa fase de flexibilização teve o aval da Vigilância Sanitária e do Comitê de Operações Emergenciais, mas com algumas limitações.

Os 22 órgãos que retomarão as atividades a partir do dia 10 irão funcionar com apenas 30% dos servidores, que deverão seguir uma escala de revezamento. As salas já foram adaptadas, com o distanciamento mínimo necessário entre mesas e cadeiras. O horário também será reduzido, ficando restrito de segunda a quinta-feira, das 8h ao meio dia.

Para reabrir as portas, cada gestor tem liberdade de fazer as adaptações necessárias à sua atividade, mas todos devem se cadastrar no Pró-Piauí e apresentar o seu plano de segurança, bem como implantar as medidas sanitárias, como colocação de tapete sanitizante logo na entrada do prédio e instalação de totens com dispensadores de álcool em gel. Alguns até já instalaram pias em locais estratégicos para que as pessoas possam lavar as mãos com mais frequência.

Mesmo com a reabertura das instituições públicas estaduais, os gestores fazem um apelo para que a população só se dirija a esses órgãos em casos estritamente necessários e que procurem resolver suas demandas de forma virtual para evitar a circulação e a concentração de pessoas desnecessariamente. É sempre bom lembrar que os estabelecimentos públicos e privados estão reabrindo porque a vida não pode parar indefinidamente, mas o vírus continua circulando e ele pode ser fatal.