Segunda, 10 de Agosto de 2020 19:17
86 98195-2377
Brasil Brasil

Governo federal fica em penúltimo lugar em ranking de transparência

É a primeira vez que o governo federal é avaliado nesse ranking de transparência.

31/07/2020 09h46
Por: Redação Fonte: O Antagonista
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Segundo um levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Transparência Internacional, o governo federal aparece na penúltima colocação do ranking que avalia a forma como estão sendo divulgadas as informações sobre os contratos emergenciais durante a epidemia de Covid-19.

É a primeira vez que o governo federal é avaliado nesse ranking de transparência, que chega à sua terceira edição e inclui todos os governos estaduais do país, além das prefeituras das capitais.

De acordo com a Transparência Internacional, o governo federal aparece com 49,3 pontos (de 100 possíveis), à frente apenas do estado de Roraima (40,51).

Ainda segundo a ONG, a falta de detalhamento sobre as contratações e o fato de os dados estarem espalhados por vários portais diferentes prejudicam o desempenho do governo no quesito transparência.

“Outros sites trazem apenas números agregados que, embora possam ser úteis para fins estatísticos e de pesquisa, não facilitam o acompanhamento de contratações individuais pelas organizações da sociedade civil, jornalistas e órgãos de controle. São exemplos disso o Painel de Compras Covid-19 do Portal de Compras do governo federal e o Painel Contratações Relacionadas à Covid-19 da Controladoria-Geral da União (CGU)”, diz a ONG.

Em relação aos estados, a nota média aumentou de 59,5 pontos, no último levantamento, para 85,7. Entre as capitais, pulou de 45,8 para 85,2.

Três estados atingiram a nota máxima na avaliação: Ceará, Espírito Santo e Rondônia.