Segunda, 10 de Agosto de 2020 18:49
86 98195-2377
São Raimundo Nonato Serra da Capivara

Região da Serra da Capivara será beneficiada pelo Investe Turismo

Programa vai destinar R$ 200 milhões para 56 municípios da região.

30/07/2020 08h48 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Parque Nacional da Serra da Capivara - Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Parque Nacional da Serra da Capivara - Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No meio de pedreiras gigantes no sertão do Piauí fica o Parque Nacional da Serra da Capivara. Nesta região quente e seca, foram encontrados os vestígios mais antigos da presença humana no continente americano, algo em torno de 48 mil anos atrás.

O fato de serem os primeiros sinais humanos nas Américas já seria um motivo de grande interesse, mas além disso o parque reúne a maior quantidade de sítios arqueológicos do continente. São cerca de 1,3 mil sítios que foram pesquisados por arqueólogos do Brasil e do exterior. Devido à importância da descoberta, o local é considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As cerca de 35 mil pinturas rupestres gravadas nos paredões da Serra da Capivara são os principais atrativos do parque, que é um dos poucos no mundo onde cadeirantes possuem acessibilidade e podem visitar de perto as escavações feitas pelos arqueólogos.

Parque Nacional da Serra da Capivara - Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A região onde fica o parque vai ser uma das beneficiadas pelo programa Investe Turismo Nordeste, do governo federal, que vai destinar R$ 200 milhões para 56 municípios da região. O dinheiro que vai ser aplicado na melhoria de serviços, no planejamento estratégico e na divulgação.