Quarta, 12 de Agosto de 2020 18:33
86 98195-2377
São Raimundo Nonato São Raimundo Nonato

Coronavírus no Piauí: risco de contágio cai em quatro microrregiões

As regiões dos municípios de Parnaíba, Teresina, Picos e Oeiras passaram de alto risco para médio risco da população contrair a doença. Piripiri e Bom Jesus seguem com alto risco.

15/07/2020 20h19
Por: Redação Fonte: Portal O Dia
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Litorânea, cuja cidade polo é Parnaíba; Região dos Cocais, cuja cidade polo é Piripiri; Região Entre Rios, Carnaubais e Vale do Sambito, cuja cidade polo é Teresina; Região do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, e Tabuleiros do Alto Parnaíba, cuja cidade polo é Floriano; Vale do Canindé, com cidade polo em Oeiras; Vale do Rio Guaribas e Chapada Vale do Rio Itaim, com cidade polo em Picos; Região da Serra da Capivara, com cidade polo em São Raimundo Nonato e, por fim, a Chapada das Mangabeiras, com cidade polo em Bom Jesus.

Uma vez estabelecida a divisão territorial do Piauí nestas microrregiões, ao Comitê calculou algumas variáveis para chegar ao risco epidemiológico da covid-19, tais como o número de novos casos na última semana e na semana anterior, o número de internações na última semana e na semana anterior, e o número de óbitos na última semana e na semana anterior. Estas três variáveis compõem o índice de propagação da covid-19. Há ainda o Índice da Capacidade de Atendimento destas microrregiões, que considera a porcentagem de leitos de UTI e leitos clínicos livres, além do número de leitos com respirador para cada grupo de 100 mil habitantes.

Conforme a pesquisa divulgada hoje com os dados do último dia 12, observou-se que as regiões dos municípios de Parnaíba, Picos, Oeiras e Teresina passaram de alto risco para médio risco epidemiológico para a covid-19. Ou seja, as chances de contaminação da população que vive na Planície Litorânea, Região Entre Rios, Carnaubais, Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas e Chapada Vale do Rio Itaim, diminuiu.

Em outras microrregiões como a de Floriano e São Raimundo Nonato, o risco ficou em médio-baixo. Nas pesquisas anteriores, Floriano tinha risco alto de propagação da covid-19 e São Raimundo tinha risco baixo. Já no território dos Cocais e Chapada das Mangabeiras, cujos municípios polo são Piripiri e Bom Jesus, ainda há risco alto de disseminação do coronavírus.

“O risco está sendo calculado desde o mês de junho em cima de três variáveis que avaliam a propagação da doença e três delas avaliam a capacidade de atendimento do sistema. O objetivo é calcular esses parâmetros antes da reabertura das atividades econômicas em cada uma dessas regiões. Os dados ficam à disposição do Estado para auxiliar nas avaliações e tomadas de decisão quanto a reabertura de cada um dos segmentos econômicos já estabelecidos pelo Governo do Estado”, explica o médico intensivista, assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e membro do COE, Bruno Ribeiro.

Capacidade de atendimento

A outra variável para se calcular o risco epidemiológico da covid-19 é a capacidade de atendimento de pessoas infectadas pelos hospitais que compõem a rede de combate. A Região Entre Rios, dos Carnaubais e do Vale do Sambito, que tem como cidade polo a capital Teresina, é aquela que possui a maior capacidade de atendimento a vítimas do coronavírus, mas, em compensação, é também a que concentra o maior contingente populacional do Piauí.

Com uma população de 1.524.218 habitantes, a microrregião Entre Rios possui 336 leitos de UTI para covid, 669 leitos clínicos e 36 leitos de estabilização. A média é de 24,4 leitos com respirador para cada grupo de 100 mil habitantes. Em regiões como a Chapada das Mangabeiras, com cidade polo em Bom Jesus, a média é bem menor: 2,4 leitos com respirador para cada grupo de 100 mil pessoas. No entanto, deve-se levar em consideração que esta microrregião possui apenas 202.685 habitantes, o que torna sua capacidade de atendimento dentro dos limites aceitáveis.

Vale lembrar que o Piauí amanheceu esta quarta-feira (15) com 34.445 casos confirmados de covid-19 e mais de mil mortes decorrentes do coronavírus.

São Raimundo Nonato - PI

São Raimundo Nonato - Piauí

Sobre o município
Notícias de São Raimundo Nonato - PI