Quarta, 12 de Agosto de 2020 17:41
86 98195-2377
Piauí Piauí

Decretos com medidas mais rígidas começam a valer a partir desta quinta-feira; veja o que funciona

Objetivo é conter o avanço da disseminação da covid-19 e retorno das atividades econômicas

02/07/2020 11h00
Por: Redação Fonte: Portal AZ
Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

A partir desta quinta-feira (02) começam a valer as medidas de isolamento social que visam conter o avanço da disseminação da covid-19 e para a retomada das atividades econômicas em todo o Piauí. As medidas serão mais rígidas no sábado (04) e domingo (05).

Os decretos da Prefeitura de Teresina e Governo do Piauí são válidos pelos dias 2, 3, 4 e 5 de julho. Além disso foi estabelecido ponto facultativo nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3).

Hoje estão autorizados a funcionar as seguintes atividades e estabelecimentos: mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; borracharias; serviços bancários; casas lotéricas; concessionárias de veículos, exclusivamente o setor de oficina para serviço de manutenção e conserto de veículos; farmácias e drogarias; serviços de saúde; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo; serviços de delivery; serviços de segurança e vigilância; serviços de transporte de cargas; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências.

Já na sexta-feira (03) poderão funcionar os mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; serviços bancários; casas lotéricas; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados do petróleo; farmácias e drogarias, serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências.

No sábado e domingo poderão funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação e situações comprovadas de urgências e emergências.

“No último final de semana, quando implementamos medidas mais rígidas de isolamento, mais da metade da população de Teresina ficou em casa cumprindo o isolamento social. Estamos nos preparando para a reabertura das atividades econômicas no município e temos que fazer um esforço ainda maior como forma de reduzir o número de internações, de óbitos e da transmissão da covid-19. Esse isolamento social mais rígido se faz necessário para que possamos avançar na retomada das nossas atividades de forma segura para toda a sociedade”, explicou o prefeito Firmino Filho. 

O governador Wellington Dias destacou que o decreto faz parte de um esforço final para que o cronograma da retomada das atividades no estado inicie na próxima segunda-feira (06).

”Nós queremos alcançar um índice de adesão a esse isolamento social neste período porque ele é fundamental para um grande passo que queremos dar no próximo dia 6. Já aprovamos ontem que possamos uniformizar os nossos decretos para área de construção civil e a partir do dia 13, as áreas do setor automotivo”, explicou Dias.