Quarta, 27 de Maio de 2020
86 98195-2377
Saúde Covid-19

Pesquisador projeta que sistema de saúde do Piauí vai entrar em colapso até o dia 24 de maio

A previsão era de 17 de maio, porém, com os novos leitos, a data mudou.

19/05/2020 09h41 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: G1
 Emídio Matos, pesquisador da UFPI — Foto: TV Clube
Emídio Matos, pesquisador da UFPI — Foto: TV Clube

O professor doutor Emídio Matos, do núcleo de estudos em saúde pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentou nesta segunda-feira (18) dados importantes sobre a Covid-19 no estado. A pesquisa apontou que o baixo índice de isolamento social e o aumento rápido nos números de casos de coronavírus podem acarretar no colapso do sistema de saúde no dia 24 de maio.

Segundo Emídio, os dados reais indicam que se o estado não acompanhar a velocidade do vírus, no próximo dia 24 de maio, o sistema de saúde pode entrar em colapso. Lembrando que a estimativa pode variar, caso se consiga a criação de novos leitos de UTI.

Estado e prefeitura já contrataram leitos da rede privada, disponibilizando para usuários SUS. Antigamente, a previsão era de 17 de maio, porém, com os novos leitos, a data mudou.

“Os casos confirmados têm aumentado exponencialmente. Não estamos crescendo, estamos dando saltos e o sistema de saúde não consegue acompanhar esse aumento da doença. Isso é preocupante, principalmente no interior do estado onde alguns municípios não possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, disse.

De acordo com o professor, o Hospital Universitário em Teresina, já está no limite, com 100% de seus leitos ocupados. Ou seja, não há mais vagas. Na capital, a taxa de ocupação das UTIs é de 65%.

“A gente tem que parar de negar a ciência. O que temos visto desde o começo. As projeções têm sido acompanhadas pelos dados reais. Se não tivéssemos começado cedo o isolamento, ainda em abril teríamos tido um colapso do sistema de saúde”, contou.

Segundo o professor, o fechamento dos estabelecimentos neste final de semana colaborou para melhora do índice de isolamento no estado. “Nesse final de semana foi registrado a média de 50,73% no Piauí e 53,33% em Teresina. Houve uma melhora, mas ainda muito abaixo do recomendado, que é 70%”, disse.

Ainda de acordo com o professor, no primeiro final de semana do início do mês de março, feriado do Dia do Trabalhador, foi registrado o índice de isolamento de 44,5%, aumentando para 50,33%. No feriado do Dia das Mães, foi registrado no Piauí o índice de 43,6% em Teresina 44,67% havendo uma queda.

“O que temos de concreto no mundo inteiro até o momento é a mediada do isolamento social. Não existe milagre, não existe nada fora da ciência”, ressaltou.

No último boletim da Sesapi, secretaria de saúde, a quantidade de leitos com respirador no estado para pacientes com Covid alcançou 44%. São 157 disponíveis em todo o estado.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas.

São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 19h04 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

33° Sensação
5.6 km/h Vento
77.3% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol e Chuva