Quinta, 04 de Junho de 2020
86 98195-2377
São Raimundo Nonato São Raimundo Nonato

Prefeitura de S.R.Nonato não acata recomendação do MPPI e lixão, esgoto à céu aberto e animais contaminam lagoas do Rio Piauí

Com população em quarentena focada no combate ao coronavírus, “Avenida do Lixo”, nas proximidades do centro comercial, volta a receber entulhos

18/05/2020 14h50 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: André Pessoa (Especial para o PortalSRN)
Imagens: André Pessoa
Imagens: André Pessoa

Seis meses depois que o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), através da Promotoria de Justiça da comarca de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), recomendou a limpeza, fiscalização e instalação de sinalização num grande lixão clandestino localizado em plena zona urbana do município, nas proximidades do centro comercial, o problema que envolve meio ambiente, saneamento básico e saúde pública não foi resolvido. A denúncia original foi publicada com exclusividade no Portal SRN e na Rádio Cultura FM com grande repercussão.
 
Alguns meses atrás, exatamente no começo de novembro do ano passado, a gestão de Carmelita Castro (Progressistas), foi surpreendida com a descoberta de um imenso lixão nas proximidades do centro comercial. Na época, o caso virou um escândalo pois mostrava que a cidade, ao contrário da propaganda oficial, não estava tratando a questão do lixo como propagava e deveria. O problema, nesse caso específico, se concentrava da rua Professor Raimundo Araújo Pinheiro, entre o centro comercial e o bairro Barro Vermelho, até a rua Maria Lavina da Costa, já nas imediações do conjunto habitacional do Santa Luzia.
 
Pouco tempo depois, cerca de um mês, a denúncia levou o Ministério Público, também segundo matéria publicada com exclusividade no PortalSRN, no dia 12 dezembro de 2019, a instaurar um Inquérito Civil Público para apurar possíveis danos ambientais provenientes do acúmulo de lixo. A decisão do MP se relacionava aos entulhos depositados em toda a extensão da rua Professor Raimundo Pinheiro, em sentido Centro até o bairro Santa Luzia, no município de São Raimundo Nonato, nas proximidades da Pará Madeiras, inclusive com despejo de pneus, materiais de construção, veículos, garrafas, resto de animais abatidos, entre outros.


 
Dentro dessa ação proativa dos promotores, foi encaminhado Recomendação à Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, com prazo de 10 (dez) dias, para que a atual gestão adotasse providencias imediatas à limpeza de toda a extensão do problema, "retirando o lixo existente no local, evitando-se, assim que o acúmulo clandestino se transforme em 'lixão' a céu aberto, instalando placas educativas no local com os dizeres: 'Proibido Jogar Lixo', comunicando as providências adotadas a Promotoria de Justiça".
 
Exatos seis meses após as recomendações do MP à Prefeitura de São Raimundo Nonato, nossa reportagem esteve no local e voltou a encontrar grandes embriões de novos lixões. Aparentemente parte dos entulhos mais antigos que se espalhavam pelas duas ruas, em ambos os lados, foram retirados alguns meses atrás, mas, segundo os próprios moradores, nenhuma sinalização foi instalada no local, não existe fiscalização e o resultado é o início de novos lixões.
 
Para comprovar as denúncias, além de voltar ao local, fizemos uma extensa documentação fotográfica mostrando os detalhes do problema. Percorremos os bairros conversando com os seus moradores e constatamos que o sentimento prevalecente é o de descrédito. “Sem fiscalização, nem adianta limpar, toda noite jogam lixo outra vez”, disse um senhor sentado na calçada da sua casa, mas que prefere não se identificar pela falta de segurança. "Aqui a noite é uma escuridão só. As motos passam a mil. A única saída é se trancar em casa e rezar para o dia amanhecer”.

A realidade atual é praticamente a mesma de seis meses atrás, pouco mudou. O esgoto, vez por outra, jorra da tubulação deixando o local praticamente inacessível, com cheiro insuportável e atraindo uma série de animais, em especial urubus e cachorros. No mato, em ambos os lados das ruas, o gado pastoreia livremente, e nas margens da avenida, o lixo é jogado dioturnamente.

 

 

São Raimundo Nonato - PI

São Raimundo Nonato - Piauí

Sobre o município
Notícias de São Raimundo Nonato - PI
São Raimundo Nonato - PI
Atualizado às 08h54 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

29° Sensação
29.4 km/h Vento
58% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sábado (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens